Arquiteto e Urbanista, Mestre e Doutor em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professor associado da Faculdade de Arquitetura da UFBA (FAUFBA). Bolsista de Produtividade em Pesquisa (PQ) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), foi professor visitante da Università Sapienza di Roma, visiting fellow do International Centre for the Study of the Preservation and Restoration of Cultural Property (ICCROM) e pesquisador visitante junto à École d'Urbanisme de Paris (EUP) da Université de Paris-Est Créteil (UPEC). Vice-presidente da União Internacional dos Arquitetos (UIA) para a Região 3 (Américas). Foi presidente nacional do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) e secretário executivo da Federación Panamericana de Asociaciones de Arquitectos (FPAA). Atualmente, é membro do Conselho Consultivo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e do Conselho Deliberativo do Comitê Brasileiro do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (ICOMOS). Autor da Coleção Arquitetura Moderna na Bahia (1947-1951), em cinco volumes, que recebeu o prêmio da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (ANPARQ), na categoria “Melhor Obra Autoral”. Participou do júri de diversos concursos de arquitetura e urbanismo, dentre os quais a requalificação da Feira de Campina Grande (PB), sede do CAU-SP, remodelação do Parque Bernabela Ramos de Santa Cruz (Costa Rica), restauração e reconstrução do Museu Nacional no Rio de Janeiro, Masterplan para a Orla do Lago Paranoá em Brasília e Campo Olímpico de Golfe no Rio de Janeiro.
Arquiteta e Urbanista pela Universidade Estadual de Londrina (1994), Mestre em Estruturas Ambientais Urbanas, Universidade de São Paulo, FAU USP (2001) e Doutora pelo Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, IAU USP (2016). Atua como docente efetiva há 22 anos, com tempo integral de dedicação exclusiva - TIDE, no curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual de Maringá, UEM (2002 até os dias atuais), ocupando a chefia do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UEM pelo segundo mandato (2023 – 2025). É Presidente do Núcleo Maringá do Instituto de Arquitetos do Brasil, Departamento Paraná - Núcleo Maringá do IAB/PR, membro do Conselho Consultivo do Patrimônio Nacional, vinculado ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), desde 2023. Sócia da Verri & Galvão arquitetos desde 1996, empresa de arquitetura dirigida pelo arquiteto Aníbal Verri Júnior.
Graduada na Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS (1985); fez mestrado (1994) e doutorado (2006) em Teoria História e Crítica no PROPAR-UFRGS. Atualmente é professora titular do departamento de Arquitetura da UFRGS, bolsista produtividade PQ2, do CNPq, coordenadora adjunta da área de Arquitetura, Urbanismo e Design, da CAPES, Coordenadora geral do DOCOMOMO Brasil e pesquisadora nos temas: arquitetura moderna, interiores modernos e patrimônio moderno.
Possui formação em Arquitetura e Urbanismo pela UNISINOS, pós-graduação em urbanismo pela ULBRA, Patrimônio Histórico em Centros Urbanos pela UFRGS e especialização em conservação e restauro na Itália. Trabalhou na Prefeitura Municipal de Erechim de 1980 à 2010 como Arquiteta Urbanista responsável pelos setores de Projetos, Parques, Jardins e Construção Civil realizando os projetos de diversas escolas municipais, praças, arborização urbana, decoração natalina da cidade e melhoramento do sistema viário. Foi responsável pelo restauro e tombo do Castelinho e restauração de várias edificações pelo estado. Foi em períodos diversos secretária de obras, de planejamento e presidente do setor de controle interno, fundadora do IPUAE, COMPHAC e IAB Erechim e uma das arquitetas responsáveis pelo desenvolvimento do primeiro Plano Diretor Municipal. Projetou o Centro Cultural 25 de Julho, a Casa de Cultura de Três Arroios, vários auditórios, supermercados, clínicas, restaurantes, emissoras RBS no estado e obras de arquitetura sacra. Atualmente segue com o escritório de arquitetura referência, atuando em inúmeras obras de cunho comercial, coorporativa, educacional, religiosa e social.
Arquiteta e Urbanista formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 2009 com mobilidade acadêmica internacional na Universidade do Porto, Portugal (FAUP/2007-2008) e Mestre em projeto de arquitetura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PROPAR/2016). Desde 2013, coordena o SauerMartins Arquitetos. O escritório foi selecionado entre os 10 finalistas do Prêmio 'Debút' da Trienal de Arquitetura de Lisboa, teve o seu trabalho exposto na Bienal de Arquitetura de Veneza e representou o Brasil em Pamplona na Bienal de Arquitetura Latino-americana BAL 2021.
Arquiteta urbanista formada pela Escola da Cidade, com mestrado e doutorado em Urbanismo pelo PROURB/UFRJ, formação em Gestão de Bens Culturais pela UNESCO/Centro Lucio Costa/IPHAN e Gestão de Grandes Cidades pela École Nationale d\'Administration (ENA). Atualmente é consultora em urbanismo e patrimônio cultural, além de ocupar o cargo de Vice-Presidente Financeira do Instituto de Arquitetos do Brasil, no Rio de Janeiro (IAB-RJ). Com experiência em urbanismo, pesquisa, legislação urbana e de patrimônio cultural, atuou tanto no setor público quanto no privado, abordando temas ligados ao patrimônio cultural e urbanismo. Coordenou e atuou em programas de valorização da memória e do patrimônio cultural da Cidade de São Paulo, como o Guia de Bens Culturais da Cidade de São Paulo, o Programa de Valorização do Patrimônio nas Subprefeituras, Semana do Patrimônio e Jornada do Patrimônio. Integrou a CPA — Comissão Permanente de Acessibilidade e do Comitê de Monitoramento e Avaliação da Implementação do Plano Diretor Estratégico — CIMPDE da cidade de São Paulo, como representante da Secretaria Municipal de Cultura. Em 2014 integrou a equipe de revisão do PDE-SP, atuando principalmente nos capítulos de cultura, patrimônio e pré-existências. Foi professora substituta na FAU/UFRJ por cinco semestres, lecionando disciplinas de urbanismo e paisagismo, além de colaborar com o projeto de extensão “Cidade e Patrimônio: O bairro do Catete”.
Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela UPF (Universidade de Passo Fundo) em 2011, especializada em Cultura Material e Arqueologia pela UPF em 2016 e Mestre em Conservação e Restauração de Monumentos e Núcleos Históricos pela UFBA (MP-CECRE UFBA) em 2018. Atua há 11 anos como servidora do Município de Erechim no Serviço de Patrimônio Histórico e Cultural, sendo atualmente chefe do departamento, onde atua em projetos e obras de restauração, pesquisas de inventário e tombamento do patrimônio cultural do Município, entre outras atividades relacionadas. Foi presidente do Conselho Municipal de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural de Erechim (COMPHAC) entre 2020-2022 e atualmente é representante da Secretaria de Cultura no Conselho. É Conselheira Estadual do Conselho de Arquitetura e Urbanismo – CAU/RS na gestão 2024-2026, sendo membro da Comissão Especial de Patrimônio Cultural.